segunda-feira, 5 de julho de 2010

Hamster de estimação

Esses bichinhos pequenos vêm ganhando cada vez mais espaço nas famílias, apresentam um tratamento fácil e de baixo custo.
A gaiola deve ficar num local onde o sol não bata direto, assim como o vento forte, porém a gaiola deve ser bem arejada e as barras com pouco espaço entre si, evitando assim a fuga.

No chão se recomenda que coloque serragem ou algo que ele tenha facilidade para fazer ninhos, procure alguma gaiola que tenha facilidades na hora de limpar, como as que possuem o fundo removível.

Ela deve ser limpa pelo menos uma vez na semana, de preferência com uma escovinha para assegurar que todos os resquícios de sujeira foram devidamente tirados.

A alimentação é a base de ração peletizada, porém eles necessitam sempre estar roendo, pois seus dentes crescem muito rápido, pet shops vendem produtos para isso.

A água é colocada num recipiente estilo de mamadeira e deve estar sempre fresca e limpa.


Os hamsters são fofinhos, peludos, limpos, amáveis e ainda arrumam suas próprias camas levando pedaços de papel

O hamster é membro da ordem dos mamíferos altamente reprodutiva conhecida como Rodentia. Encontra-se em todos os continentes. Chamados de roedores, os pequenos possuem quatro incisivos localizados na parte dianteira dos maxilares, que crescem permanentemente ao longo de toda a sua vida. A história desse simpático e pequeno animal começou na década de 30, quando o cientista, Dr. Ahroni, capturou um macho e duas fêmeas da raça dourada no norte da Síria. O hamster chinês é originário da China e da Mongólia e pertence a um grupo de hamsters conhecidos como hamsters-camundongo. O hamster chinês é mantido em cativeiro no Reino Unido desde 1919 e usado em laboratórios. O interesse no hamster chinês como animal de estimação cresceu consideravelmente nos anos 70, quando surgiu nas lojas de animais o hamster russo. Por volta de 1938, alguns de seus descendentes foram levados para os EUA. A partir de 1950 foram empregados como animais domésticos. Até então, eram utilizados somente como cobaias em laboratórios. No Brasil, ele era contrabandeado em caixas de charutos e por isso era muito caro e raro. Felizmente hoje já é possível encontrar os pequeninos e tudo o que eles necessitam, por um bom preço em casas especializadas em animais de estimação. Os hamsters são extremamente limpos e geralmente sabem se cuidar sozinhos, portanto não é necessário dar banho, mas caso ele se suje, use uma toalha macia e úmida. Evite talco ou outras substâncias, pois podem causar alergia ou intoxicação. A higiene do hamster é simples, o mais importante é trocar a água com freqüência . Limpar os potinhos de comida sempre que for reabastecer e a gaiola pelo menos uma vez a cada duas semanas. Nas lojas de animais, você encontrará uma linha variada de alimentos como: sementes de girassol (essenciais), biscoitos, rações, etc. Bem como de acessórios, gaiolas, brinquedos e todo material próprio para os hamsters

HamsterTerrário de vidro ou plástico

Estes terrários se tornam bem fáceis de limpar se forrados com serragem, mas podem dificultar a colocação de bebedouros tipo mamadeira. Os terrários de plástico são em geral mais baratos que todas as outras acomodações, e uma boa opção para lugares mais frios ou para transporte. Certifique-se de que há uma boa ventilação, e caso haja necessidade, faça diversos furos bem pequenos no terrário(se for de plástico) com um arame quente.

Túneis coloridos

Podem ser uma opção divertida para as crianças. Não são tão fáceis de limpar como as opções acima, e são consideravelmente mais caros. Um ponto positivo é que pode-se ir comprando seus componentes aos poucos.


Hamster
Alimentação

O Hamster poderia ser escolhido como o símbolo da previdência, como a formiga, pois noite e dia ocupa-se de juntar alimentos. Alimenta-se basicamente de grãos, frutas, raízes, queijos, e , quando em seu habitat natural, de larvas e pequenos insetos. Existem disponíveis no mercado rações industrializadas, balanceadas de modo a oferecernutrientes básicos essenciais que atendem as necessidades diárias, produzidas com alimentos não nocivos à saúde.Alcon HAMSTERS é um alimento completo, composto de grãos, sementes, leguminosas e verduras, todos de primeira qualidade, os quais juntos garantem a boa alimentação de todas as raças de hamsters assim como de outros pequenos roedores. O balanceamento da raçãoAlcon HAMSTERS assegura o fornecimento de todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável de seus animais.

Você também encontra nos mercados a ração Alcon HAMSTERS STICKS na forma de pequenos bastões crocantes, é composta de ingredientes selecionados, vitaminas e minerais de agradável paladar aos hamsters e outros pequenos roedores. Devido a sua adequada combinação entre cor, formato, textura e composição,Alcon HAMSTERS STICKS é consumido com grande aceitação. Além disso, sua formulação, criteriosamente balanceada, assegura o fornecimento de todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento destes roedores.

Os Hamsters armazenam os alimentos em suas bochechas, para posteriormente serem depositados em "tocas". Um animal pode guardar até 50 kg de alimentos. Seu consumo diário de comida é de 7 a 15 g e de água de 11 a 30 ml, podendo variar com a idade e estado do animal. Alimentos e água são oferecidos continuadamente.



Click the image to open in full size.

doenças

Os hamsters, assim como nós, podem contrair algumas doenças. Muitas deles são ocasionadas por erros na alimentação e falta de cuidados do dono, mas em muitos casos o criador não tem culpa.
Quando você suspeitar que seu hamster está doente, procure um veterinário especializado. Por favor, peço para que não enviem e-mails para mim pedindo ajuda, pois não tenho conhecimentos nessa área. Assim que suspeitar de algo, tente normalizar a alimentação e ter cuidados redobrados e procure um veterinário.
Atenção: jamais dê remédios a seu hamster sem antes consultar um veterinário!

Sintomas

O que pode ser

Sangue na urina

Fungo Aspergillis, infecção na bexiga e nos rins

Fezes moles

Fungo Aspergillis, diarréia, wet-tail

Sede excessiva

Infecção na bexiga ou nos rins, diabetes

Coçar-se excessivamente

Alergia, parasitas, dermatoses

Micção excessiva

Fungos Aspergillis, infecção na bexiga e nos rins, diabetes

Queda de pêlo

Alergia, deficiência alimentar, sarna, parasitas, dermatoses

Irritação no ventre e/ou nos pés

Alergia

Falta de coordenação motora

Infecção no ouvido, hemorragia cerebral

Falta de evacuação

Constipação

Caroço

Abcesso, tumor

Secreção nasal

Alergia, resfriado

Inchaço ou vermelhidão nos olhos

Alergia, resfriado, conjuntivite

Lesões na pele

Sarna, mancha-no-quadril, dermatoses

Letargia profunda

Fungo Aspergillis, desidratação, hibernação, infecção dos pulmões, choque, prostração pelo calor

Tremores

Resfriado, choque, infecção dos pulmões, prostração pelo calor

Espirros

Alergia, resfriado

Perda de peso

Diabetes, problemas dentários

Dificuldade na respiração

Alergia, fungo Aspergillis, resfriado, infecção dos pulmões


Algumas doenças, sintomas ou anormalidades podem ser curados ou ter seus sintomas aliviados se o dono tomar alguns cuidados especiais. Veja abaixo:

Diarréia - Ela é causada principalmente quando o hamster recebe para comer muitos legumes e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarréia, não dê mais esse tipo de alimentos até que ele se cure. No caso de diarréia muito forte e prolongada, procure um veterinário.
Resfriados - É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes tem esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o sempre morno, não quentes. Se os sintomas se agravarem ou se prolongarem, procure um veterinário.
Hibernação - Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos por exemplo. Então, acorde-o constantemente para evitar que ele se desidrate ou fique com fome. Ele deve ser esquentado em temperatura morna até voltar a atividade. Deixe bastante comida e água à disposição do hamster.
Sarna (perda de pêlo) - Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. Esmague tabletes de levedura na comida do hamster para que ele melhore. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário.
Mancha no Quadril - Muitos criadores, alguns experientes, ficam assustados ao notar que hamsters sírios tem uma mancha em cada quadril. Trata-se de glândulas de odor e são normais, usadas pelo hamster para identificar parceiros e filhotes. Podem parecer pegajosas de vez em quando, o que também é normal.

Para evitar muitas doenças, é aconselhável ao criador que siga a risca as regras de alimentação (seção Alimentação) e tome todos os cuidados necessários (seção Cuidados).

Duvidas

Eu listei abaixo algumas dúvidas que os criadores freqüentemente têm a respeito da criação de hamsters. Caso sua dúvida não esteja aqui, envie um e-mail através da seção Fale conosco.

1 - É normal meu hamster ficar se limpando, coçando a cabeça?
R: Sim, perfeitamente normal. Eles são animais muito higiênicos. Na realidade eles não coçam a cabeça, mas na verdade as limpam. Isso é sinal de higiene e boa saúde.

2 - Meu hamster não sai da rodinha dele. É normal?
R: Isso é normal. Alguns hamsters podem passar a maior parte do tempo em que estão acordados rodando. Isso é bom para ele se exercitar e não há problemas nisso, desde que haja intervalos para ele comer. Caso seu hamster não rode, isso não significa sinal de má saúde, significa apenas mudanças de comportamento.

3 - Meu hamster fica fazendo barulhos, como se tivesse bocejando, ou suspirando, ou espirrando, não sei identificar.
R: Hamsters às vezes fazem um barulho agudo quando estão achando que alguém está os vigiando e isso é normal. Bocejar é perfeitamente normal e geralmente ocorre quando ele acorda. Espirros podem ser um problema, já que algumas serragens possuem ervas que podem desencadear alergias. Ou então o hamster fica em um ambiente próximo a produtos de limpeza e relacionados de cheiro muito forte.

4 - Raramente meu hamster bebe água, é normal?
R: Hamsters, por morar geralmente em locais com pouca água, têm um organismo que precisa pouco de líquidos. Mas se você usar bebedouro, note se ele consegue sugar a água. Caso não consiga, trocar por um pote de água ajuda bastante. Urina escura é um sinal de pouca água no organismo deles. Caso apresenta urina clara, não há problemas.

5 - Há algum problema de hamsters com barulhos?
R: Se seus hamsters ficarem em um lugar com poucos barulhos e depois forem transferidos para lugar com muitos barulhos, eles notarão a diferença. Como eles dispõem de ouvidos bastante sensíveis, podem se irritar facilmente com sons. Eles ficam desconfiados ao ouvir barulhos no qual não estão acostumados.

6 - Durante o dia, é melhor colocá-los em um lugar com sol e bastante ar ou em um lugar escuro, mais tranquilo?
R: É melhor colocá-lo em lugares escuros, mais tranquilos. Hamsters não gostam de sol, além de correntes de ar poderem prejudiciar sua saúde, já que em seu hábitat natural esses animais vivem em tocas onde não existem esses dois elementos.

7 - Posso criar dois ou mais hamsters do mesmo sexo na mesma gaiola?
R: Sim, desde que sejam irmãos que nunca foram separados. Com hamsters sírios, podem haver brigas, mas as outras espécies são bem mais sociáveis. Além disso, fêmeas brigam mais do que machos na maioria das vezes.

8 - Como saber se minha hamster está prenha?
R: As suas mamas estarão mais aparentes, o que indica que ela está se preparando para amamentação. A hamster ficará mais pesada e com o abdômen mais desenvolvido. O tempo aproximado de gestação é de 18 dias. Caso exceda esse tempo provavelmente sua fêmea não está prenha.

9 - É verdade que hamsters passam doenças para nós?
R: Como pode ser verificado na seção
Mitos, isso é uma mentira. Mentira maior ainda é que hamsters passam leptospirose através da urina. Não confundam as coisas: hamsters em boas condições de higiene e alimentação não terão parasitas.

10 - Hamsters de espécies diferentes podem cruzar?
R: Provavelmente não. Já li casos de pessoas que tentaram cruzar hamsters de espécies diferentes e não tiveram sucesso.

11 - Posso passar perfume ou talco no meu hamster para ele ficar com cheiro melhor?
R: É recomendável que não. Hamsters são muito sensíveis a produtos como estes. E eles já se limpam constantemente e por isso não causam mau cheiro. Caso o problema seja o cheiro, pode limpar a gaiola com maior freqüência.

12 - Quais são as desvantagens da criação de hamsters?
R: Existem muitas desvantagens, embora eu ache que haja mais vantagens do que desvantagens. Primeiro que hamsters vivem pouco. Segundo que, embora sejam muito bonitinhos, um dia perderão esse "encanto". São animais mais fáceis de enjoar do que cães e gatos, por exemplo. Terceiro, requerem cuidados diários, menos do que os cuidados com outros animais. Tenha certeza de que é isso quer fazer antes de comprar um hamster irresponsavelmente.

13 - Acho que minha hamster está prenha! Quanto tempo demora a gestação?
R: A gestação de um hamster sírio varia entre 16 e 18 dias aproximadamente. Outras espécies tem tempo de gestação diferente, mas o médio é de 18 dias.

14 - Eu estou pensando em criar um casalzinho na mesma gaiola. Tem algum problema?
R: Muitos problemas! A não ser que você esteja pensando em ter toneladas de ninhadas anualmente, é recomendável não fazer isso. Além disso, a fêmea brigará constantemente com o macho, podendo até matá-lo. A reprodução de hamsters, embora ocorra de forma bastante fácil, requer muitos cuidados especiais e deve ser controlada de todas as formas, como pode ser visto na seção
Reprodução.

15 - A minha hamster teve filhotes, mas ela comeu quase todos. O que houve?
R: Embora pareça um ato extremamente cruel, muitos criadores são vítimas disto. Felizmente é um problema que pode ser evitado. Para evitar, durante a gestação forneça à hamster gestante uma alimentação com ovos cozidos sem sal, pão embebido em leite e ração de gato. Além disso, não toque nos filhotes até que eles tenham pelo menos 20 dias para que a fêmea não rejeite. Se tiver que pegá-los durante esse tempo, use uma colher ou outro instrumento que não deixe qualquer vestígio de cheiro, ou a fêmea poderá rejeitar o filhote.

16 - Meu hamster fugiu. O que eu faço?
R: Assim que notar a fuga, feche todas as portas de todos os cômodos para evitar que o hamster eventualmente fuja para fora de casa. Deixe em cada um dos cômodos um pratinho com ração para hamster. Depois de algum tempo, verifique se em algum cômodo a ração esvaziou. Então siga para este cômodo e procure o hamster em todos os lugares possíveis: debaixo de camas, atrás de estantes, debaixo de armários, atrás de caixas, etc. Mas sempre tome todo o cuidado para não ferir o animal. Existem outros métodos para encontrá-lo, mas este é o mais eficiente. Caso a fuga tenha ocorrido na parte externa da casa, primeiramente que você cometeu um erro, pois é recomendável colocar hamsters apenas na parte interna, nunca do lado de fora. Neste caso, você terá poucas chances de recapturar.

 Desktop Wallpaper · Gallery · Animals   Golden hamster




Syrian Hamster

1 comentários:

Luiza 7ª ano ccv disse...

Aonde achar cerragem além da cerraria?

Postar um comentário

jogos de pet` s